CONHEÇA O “DOUTOR ESTRANHO”, NOVO SUCESSO DA MARVEL

INDICADO AO OSCAR 2017 DE MELHORES EFEITOS VISUAIS, O FILME CONSEGUIU BOAS CRÍTICAS E ÓTIMA BILHETERIA, COM QUASE 5 MILHÕES DE ESPECTADORES NO BRASIL.

Dirigido e coescrito por Scott Derrickson (“O Exorcismo de Emily Rose”, “A Entidade“), concorreu ainda ao prêmio Bafta, da Inglaterra, nas categorias de melhor design de produção, maquiagem e efeitos visuais.

Considerado pela crítica o mais psicodélico longa-metragem produzido pela Marvel, “Doutor Estranho” é baseado nos quadrinhos criados por Stan Lee e Steve Ditko em 1963.

Na trama, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch, de “O Jogo da Imitação”) é um famoso e egocêntrico neurocirurgião de Nova York que sofre um terrível acidente de carro. Incapaz de utilizar as mãos no trabalho, ele procura inúmeros tratamentos até encontrar um misterioso lugar chamado Kamar-Taj – a linha de frente de uma batalha contra forças invisíveis, empenhadas em destruir nossa realidade. Lá, ele passa por um rigoroso treinamento físico, mental e espiritual com a Anciã (Tilda Swinton), que o introduz nas artes místicas.

O elenco também conta com Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”), Rachel McAdams (“Spotlight”) e Mads Mikkelsen (da série “Hannibal”), que interpreta o vilão Kaecilius.

Filmado em Londres, Nova York, Katmandu e Hong Kong, a superprodução impressiona pelo visual, sobretudo em 3D, com cenas repletas de jogos de espelhos e efeitos que remetem ao trabalho do ilustrador M.C. Escher, como em “A Origem”.

Edições em DVD, Blu-ray e BD 3D repletos de extras, com comentários em áudio do diretor, cenas inéditas e estendidas, erros de gravação etc.

CURIOSIDADES:

* “Doutor Estranho” é o segundo da chamada “Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel” (o primeiro foi “Capitão América: Guerra Civil”), que tem como objetivo apresentar novos personagens ao público.

* Benedict Cumberbatch foi a primeira escolha para viver o Doutor Estranho, mas inicialmente recusou a oferta, pois estava comprometido com o papel de Hamlet no teatro. Joaquin Phoenix foi escolhido em seu lugar, mas também declinou. Só que, com o adiamento das filmagens e a data de lançamento nos cinemas americanos transferida de julho para novembro de 2016, Cumberbatch conseguiu conciliar sua agenda para estrelar o filme.

* Antes da polêmica escalação da inglesa Tilda Swinton, escolhida para viver uma versão feminina do “Ancião” (um personagem de aparência asiática), Morgan Freeman, Ken Watanabe e Bill Nighy foram cogitados para o papel.

* Criadores do personagem nos quadrinhos, Steve Ditko e Stan Lee basearam a aparência do Doutor Estranho no ator Vincent Price, famoso por seus papéis em clássicos de terror.

* Mágicos ilusionistas da literatura “pulp”, a arte de Salvador Dalí e o misticismo do Oriente estão entre as referências usadas na criação do personagem.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *